Nunca comprei seitan e nem sequer tinha pensado em fazer até ver o vídeo onde a Gabriela Oliveira, autora do livro Cozinha Vegetariana para quem quer poupar, mostra como se faz.
Segui a receita dela, é simples de fazer mas demora muito a cozer, talvez seja hora de adquirir uma panela de pressão :)
Avançando mais umas páginas no livro vi a receita de assado de Seitan com castanhas mas não tinha muito dos ingredientes por isso fiz à minha maneira, cá vai...
Ingredientes:
- 500 gr de Seitan (caseiro de preferência)
- 1 cebola pequena
- 4 dentes de alho esmurrados
- 2 tomates maduros
- 1 cenoura
- 1/2 courgette
- 1/2 beringela pequena
- 1 folha de louro
- Batatas pequenas para assar
- Azeite
- Vinagre balsâmico
- Especiarias: tomilho, alho em pó, paprika, 3 pimentas.
- Sal
Preparação:
Se achar necessário dê antes uma fervura às batatas, com pele. (as que tenho demoram muito a cozer)
Numa travessa coloque o seitan e cortes às fatias mas não até ao fim, ponha uma rodela de cenoura entre elas para as separar. Á volta do seitan disponha os restantes ingredientes pela ordem que está em cima e partidos da forma que preferir, excepto as batatas que podem ser colocadas inteiras.
Regue tudo com azeite e vinagre balsâmico e tempere com as especiarias e sal.
Leve ao forno a 160º, durante cerca de 40/50 minutos ou até ver que está pronto. Regue o seitan de vez enquanto com o caldo para não secar. Se precisar de mais caldo pode acrescentar azeite e água.
Tem tão bom aspecto!!!!! Aii que fomeca!! Adoro estes assados, o seitan ficou apetitoso!! :) Faço sempre em casa, desde que experimentei que deixei de comprar, é 1000x melhor, mas sigo a receita de outro livro :P Cozo a vapor e vou fazendo outras coisas, o tempo passa num instante ;)
ResponderEliminarbeijinhooo*
Nunca tinha comido assim uma refeição de Seitan (só tinha provado uma "migalha") e gostei, fiz logo 2 nacos, 1 congelei para fazer depois de outra maneira :)
EliminarTenho de experimentar a fazer seitan em casa também. Este ficou mesmo com um óptimo aspecto :)
ResponderEliminarFicou mesmo bom, não sei como são os de compra mas certamente caseiro é melhor :)
EliminarDesde muito novinha que estou habituada com a farinha de gluten e sempre fiz o seitan em casa. Ás vezes é mais fácil ter feito quando não temos tempo para mais nada. Experimentei esta receita e confesso que gostei muito(todos gostaram lá em casa).
ResponderEliminarSó há um problema com o seitan que é o facto de ser uma proteína muito pobre quando não enriquecida.
Podemos sempre complementar o seitan com oleoginosas moídas (noz, avelã, amêndoa, caju...), que se colocam juntamente com a farinha antes de colocar os líquidos. Neste caso cozo o seitan embrulhado em prata que depois furo com um palito, para evitar que na cozedura se percam as oleoginosas.
É só mais uma sugestão para um prato que já me parece perfeito. ;)
Muito obrigada pela sugestão Bela.
EliminarEu dessa vez fiz logo 2 "nacos" e congelei um que vou por acaso fazer hoje com cogumelos e natas a ver se também é bom.
Para a próxima talvez junte as oleoginosas como sugere :)
experimentei uma vez a receita que a Not Guilty partilhou... Mas levou tanto tempo que nunca mais fiz :S (e não correu muito bem...) adoro a sugestão das nozes!
ResponderEliminarTenho de voltar a fazer!
Beijinhos
Por acaso saiu-me bem, fiz 3 receitas depois com esses 2 nacos de seitan, este no forno, panados e com natas e cogumelos, gostei das 3 formas, principalmente a com natas :) Compensa fazeres logo mais que um por causa do tempo que demora a cozer... não sabia é que cresciam tanto quase que não cabiam no tacho depois de terem ganho volume.
EliminarTão bom, uma das comidas preferidas do meu namorado. Nunca fiz o meu próprio seitan, mas ando a pensar muito recorrentemente no assunto, se calhar chegou a hora :D
ResponderEliminarbj
sara
Se calhar sim ;) experimenta, é sempre melhor caseiro.
EliminarBeijos