quarta-feira, 9 de julho de 2014

Seitan com Legumes no Forno



Nunca comprei seitan e nem sequer tinha pensado em fazer até ver o vídeo onde a Gabriela Oliveira, autora do livro Cozinha Vegetariana para quem quer poupar, mostra como se faz.
Segui a receita dela, é simples de fazer mas demora muito a cozer, talvez seja hora de adquirir uma panela de pressão :)

Avançando mais umas páginas no livro vi a receita de assado de Seitan com castanhas mas não tinha muito dos ingredientes por isso fiz à minha maneira, cá vai...

Ingredientes:

  • 500 gr de Seitan (caseiro de preferência)
  • 1 cebola pequena
  • 4 dentes de alho esmurrados
  • 2 tomates maduros
  • 1 cenoura
  • 1/2 courgette
  • 1/2 beringela pequena
  • 1 folha de louro
  • Batatas pequenas para assar
  • Azeite
  • Vinagre balsâmico
  • Especiarias: tomilho, alho em pó, paprika, 3 pimentas.
  • Sal

Preparação:

Se achar necessário dê antes uma fervura às batatas, com pele. (as que tenho demoram muito a cozer)

Numa travessa coloque o seitan e cortes às fatias mas não até ao fim, ponha uma rodela de cenoura entre elas para as separar. Á volta do seitan disponha os restantes ingredientes pela ordem que está em cima e partidos da forma que preferir, excepto as batatas que podem ser colocadas inteiras.

Regue tudo com azeite e vinagre balsâmico e tempere com as especiarias e sal.

Leve ao forno a 160º, durante cerca de 40/50 minutos ou até ver que está pronto. Regue o seitan de vez enquanto com o caldo para não secar. Se precisar de mais caldo pode acrescentar azeite e água.



10 comentários :

  1. Tem tão bom aspecto!!!!! Aii que fomeca!! Adoro estes assados, o seitan ficou apetitoso!! :) Faço sempre em casa, desde que experimentei que deixei de comprar, é 1000x melhor, mas sigo a receita de outro livro :P Cozo a vapor e vou fazendo outras coisas, o tempo passa num instante ;)

    beijinhooo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha comido assim uma refeição de Seitan (só tinha provado uma "migalha") e gostei, fiz logo 2 nacos, 1 congelei para fazer depois de outra maneira :)

      Eliminar
  2. Tenho de experimentar a fazer seitan em casa também. Este ficou mesmo com um óptimo aspecto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou mesmo bom, não sei como são os de compra mas certamente caseiro é melhor :)

      Eliminar
  3. Desde muito novinha que estou habituada com a farinha de gluten e sempre fiz o seitan em casa. Ás vezes é mais fácil ter feito quando não temos tempo para mais nada. Experimentei esta receita e confesso que gostei muito(todos gostaram lá em casa).
    Só há um problema com o seitan que é o facto de ser uma proteína muito pobre quando não enriquecida.
    Podemos sempre complementar o seitan com oleoginosas moídas (noz, avelã, amêndoa, caju...), que se colocam juntamente com a farinha antes de colocar os líquidos. Neste caso cozo o seitan embrulhado em prata que depois furo com um palito, para evitar que na cozedura se percam as oleoginosas.
    É só mais uma sugestão para um prato que já me parece perfeito. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela sugestão Bela.
      Eu dessa vez fiz logo 2 "nacos" e congelei um que vou por acaso fazer hoje com cogumelos e natas a ver se também é bom.
      Para a próxima talvez junte as oleoginosas como sugere :)

      Eliminar
  4. experimentei uma vez a receita que a Not Guilty partilhou... Mas levou tanto tempo que nunca mais fiz :S (e não correu muito bem...) adoro a sugestão das nozes!
    Tenho de voltar a fazer!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso saiu-me bem, fiz 3 receitas depois com esses 2 nacos de seitan, este no forno, panados e com natas e cogumelos, gostei das 3 formas, principalmente a com natas :) Compensa fazeres logo mais que um por causa do tempo que demora a cozer... não sabia é que cresciam tanto quase que não cabiam no tacho depois de terem ganho volume.

      Eliminar
  5. Tão bom, uma das comidas preferidas do meu namorado. Nunca fiz o meu próprio seitan, mas ando a pensar muito recorrentemente no assunto, se calhar chegou a hora :D
    bj
    sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar sim ;) experimenta, é sempre melhor caseiro.

      Beijos

      Eliminar