terça-feira, 1 de agosto de 2017

Bolo de Figo e Alfarroba



Veja a receita no novo site: https://greenfoodveg.pt/bolo-de-figo-e-alfarroba/

Estamos na época dos figos e tenho cá em casa uns deliciosos da horta dos meus pais, como alguns já estavam muito maduros e não gosto de os comer assim resolvi usá-los num bolo, procurei receitas com figos frescos veganas e não encontrei por isso inventei a minha e até ficou boa :)
Ficou massudo por causa dos figos que envolvi na massa, mas se preferirem podem adicionar os figos só em cima.
Se conhecerem outras receitas digam...


Ingredientes:

  • 1 1/2 caneca de farinha de trigo
  • 1/2 caneca de farinha de trigo integral
  • 1/2 caneca de açúcar amarelo
  • 8 ou 9 figos maduros (os meus eram pequenos)
  • 1/2 caneca de óleo vegetal
  • 3 colheres de sopa de farinha de alfarroba
  • Sumo e raspa de um limão
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 caneca de água



Preparação:

Unte uma forma (uso óleo vegetal e farinha) e prepare logo os figos, lave-os e corte em 4, reserve.

Numa tigela junte os ingredientes secos. À parte junte os líquidos.

Verta os líquidos nos secos e bata, mas não bata demais para não perder o efeito do bicarbonato.

Se quiser adicione 2 ou 3 figos na massa (depois de batida), acrescente-os aos bocados e envolva com uma colher.

Deite a massa na forma e disponha os figos por cima.

Leve ao forno pré-aquecido a 180º até estar cozido, faça o teste do palito antes de retirar do forno. O meu demorou cerca de 30 minutos a cozer.

Notas:
- Não retirei a pele aos figos.
- Não use uma forma muito grande pois o bolo não cresce muito, alias até cresce mas depois cede por causa da fruta.

1 comentário :

  1. Que delicia, adoro figos. Vou guardar a receita para testar. beijinhos

    Convido-te a visitar o meu espaço.
    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar