terça-feira, 22 de setembro de 2015

Tarte de Marmelo



Quem não gosta de uma boa marmelada?! :P Mas os marmelos não servem só para fazer marmelada, também podemos fazer sobremesas, como por exemplo esta tarte. É muito simples de preparar e leva poucos ingredientes.
Por cima coloquei maçã mas se preferirem cozam um marmelo a mais para depois cobrirem a tarte.

Ingredientes:

  • 4 marmelos grandes
  • 1 base de tarte (usei folhada pois era o que havia mas podem usar a quebrada)
  • 2 paus de canela
  • Açúcar amarelo q.b
  • 2 colheres de sopa de vinho do Porto (opcional)
  • 1 colher de sopa de farinha maizena (amido de milho)



Preparação:

Lave bem os marmelos para tirar os pelos da casca, pode usar uma esponja se lhe der mais jeito, ou pelar. Corte os marmelos em 4 e leve a cozer no tacho com água (que dê para cobri-los), 2 paus de canela e 1 colher de sopa de açúcar (não tirei a parte dura do caroço).

Quando estiverem cozidos retire o caroço e corte-os em bocados pequenos (se cozer um marmelo a mais para a cobertura não o corte aos bocados, reserve e depois corte às fatias), leve ao lume num tachino com açúcar a gosto e o vinho do Porto. Deixe caramelizar e retire do lume, triture com a varinha mágica e adicione a maizena, mexa até ela desaparecer.

Coloque a base da tarte numa tarteira e faça uns furinhos com o garfo. Adicione o preparado de marmelos, alize a superficie e cubra com a maçã (ou o marmelo) às fatias. Pode colocar um pouco de geleia de arroz e polvilhar com canela.

Leve ao forno pré-aquecido a 180º até a massa ficar no ponto.

Sem comentários :

Enviar um comentário