Mostrar mensagens com a etiqueta arroz. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta arroz. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 24 de março de 2014

Arroz de Acelgas e Grão


Receita da minha avó, segundo ela, top secret :) Se ela sabe que eu partilhei isto convosco estou tramada... mas gosto tannnnto que acho mal guardar só para mim ;)
Vão ter um pouco de dificuldade em encontrar acelgas, mas penso que nos mercados deve haver (quando for época), nos supermercados nunca vi.

Ingredientes:

  • Celgas
  • Grãos (já hidratados)
  • Batatas
  • 1 folha de louro grande (ou 2 pequenas)
  • 3 dentes de alho
  • Arroz agulha (ou vaporizado)
  • Azeite e Sal

Preparação:

Coza o grão e as acelgas com água, sal e azeite. (se tiver grão já cozido, coza só as acelgas e depois quase no fim junte o grão)

Torre o louro no bico do fogão ou com um isqueiro (este é o segredo para o aroma e sabor), mas cuidado para não aproximar muito do lume. Pise o louro juntamente com o alho num almofariz (ou pique), acrescente ao grão e às acelgas. De seguida adicione também as batatas partidas ao cubinhos.

Quando as batatas estiverem a meio cozer adicione o arroz, se necessário acrescente mais um pouco de água, quando o arroz estiver no ponto retire do lume.

Bom apetite :)

sábado, 1 de março de 2014

Arroz de Castanhas e Feijão


Receita da minha avó  que é um óptima cozinheira. Não sabia se ia ficar tão bom como o dela mas acho que ficou lá perto :)
Quem gosta de castanhas vai adorar este prato, é simples e muito saboroso.

Ingredientes:

  • 1 raminho de coentros (atado com um fio)
  • 1 cabeça de alho
  • 2 paus de canela
  • 1 folha de louro
  • 2 1/2 (+-) chávenas de castanhas piladas
  • 1 1/2 chávena de feijão seco (usei encarnado e manteiga, mas pode usar apenas uma qualidade)
  • 1 1/2 de arroz agulha
  • 2 colheres de sopa de açúcar amarelo
  • Azeite q.b
  • Sal


Preparação:

No dia anterior deixe o feijão de molho. As castanhas ponha em água bem quente uma hora antes de cozinhar.

Limpe a cabeça de alho sem despegar os dentes (apenas a "pele" fina) e coloque num tacho juntamente com o louro, o ramo de coentros, os paus de canela, o azeite e o feijão, adicione água até mais de metade do tacho e tempere com sal. Leve ao lume médio.

Quando ferver espere 10 minutos e acrescente as castanhas. Deixe cozinhar o feijão e as castanhas mas sem ficarem desfeitas. Junte o arroz e o açúcar amarelo, se necessário acrescentar mais água.

Quando ia desligar o fogão, o arroz já tinha absorvido quase todo o caldo por isso ainda coloquei mais 1 chávena de água, deixei ferver e tirei do lume.

Bom apetite :)