Mostrar mensagens com a etiqueta acelgas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta acelgas. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 24 de março de 2014

Arroz de Acelgas e Grão


Receita da minha avó, segundo ela, top secret :) Se ela sabe que eu partilhei isto convosco estou tramada... mas gosto tannnnto que acho mal guardar só para mim ;)
Vão ter um pouco de dificuldade em encontrar acelgas, mas penso que nos mercados deve haver (quando for época), nos supermercados nunca vi.

Ingredientes:

  • Celgas
  • Grãos (já hidratados)
  • Batatas
  • 1 folha de louro grande (ou 2 pequenas)
  • 3 dentes de alho
  • Arroz agulha (ou vaporizado)
  • Azeite e Sal

Preparação:

Coza o grão e as acelgas com água, sal e azeite. (se tiver grão já cozido, coza só as acelgas e depois quase no fim junte o grão)

Torre o louro no bico do fogão ou com um isqueiro (este é o segredo para o aroma e sabor), mas cuidado para não aproximar muito do lume. Pise o louro juntamente com o alho num almofariz (ou pique), acrescente ao grão e às acelgas. De seguida adicione também as batatas partidas ao cubinhos.

Quando as batatas estiverem a meio cozer adicione o arroz, se necessário acrescente mais um pouco de água, quando o arroz estiver no ponto retire do lume.

Bom apetite :)