
Receita da minha avó, segundo ela, top secret :) Se ela sabe que eu partilhei isto convosco estou tramada... mas gosto tannnnto que acho mal guardar só para mim ;)
Vão ter um pouco de dificuldade em encontrar acelgas, mas penso que nos mercados deve haver (quando for época), nos supermercados nunca vi.
Ingredientes:
- Celgas
- Grãos (já hidratados)
- Batatas
- 1 folha de louro grande (ou 2 pequenas)
- 3 dentes de alho
- Arroz agulha (ou vaporizado)
- Azeite e Sal
Preparação:
Coza o grão e as acelgas com água, sal e azeite. (se tiver grão já cozido, coza só as acelgas e depois quase no fim junte o grão)Torre o louro no bico do fogão ou com um isqueiro (este é o segredo para o aroma e sabor), mas cuidado para não aproximar muito do lume. Pise o louro juntamente com o alho num almofariz (ou pique), acrescente ao grão e às acelgas. De seguida adicione também as batatas partidas ao cubinhos.
Quando as batatas estiverem a meio cozer adicione o arroz, se necessário acrescente mais um pouco de água, quando o arroz estiver no ponto retire do lume.
Bom apetite :)