terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Bolo de Bolacha Leve



O homem da casa adora bolo de bolacha e já andava a pedir para eu fazer há uns dias, mas eu estive a adiar pois não compro margarina há mais de um mês (usamos azeite em tudo) e não queria nada ter de fazer um bolo que ainda leva uma boa quantidade, tentei pensar em algo alternativo e em conversa uma amiga (obrigada Carla. Patricia também falas-te disso ao jantar, mas não me ocorreu logo) disse: "Porque não usas abacate?". E foi mesmo isso que fiz :) acho que resulta na perfeição para um versão bem mais saudável e leve do Bolo de Bolacha, gostei bastante da textura, claro que não fica tão sólido depois de ir ao frigorífico como com margarina, fica diferente mas igualmente gostoso.

Ingredientes:

  • 2 pacotes de bolachas Maria torradas (que normalmente não têm produtos de origem animal)
  • 3 abacates maduros médios
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 1 pitada de sal
  • 1/3 chávena de açúcar amarelo
  • 1 colher de sopa de sementes de linhaça trituradas
  • 2 colheres de sopa de farinha de alfarroba
  • 2 colheres de sopa de café expresso (morno ou frio)
  • 1/2 banana (deixa um pouco de sabor)

  • Café para molhar as bolachas

Preparação:

Numa taça média coloque a polpa de abacate, o sal e o sumo de limão, triture com a varinha mágica até ficar cremoso. Acrescente todos os restantes ingredientes (excepto a banana) e mexa bem com uma colher.

Se achar que a consistência não está boa o suficiente para barrar, acrescente a metade da banana e use novamente a varinha mágica para triturar. 

Coloque o creme ao frigorífico enquanto prepara o café. Espere até o café ficar morno, mais para o frio, para começar a montar as camadas do bolo, alternadas entre as bolachas molhadas no café e o creme, até gastar os ingredientes. 

Reserve no frigorífico.

6 comentários :

  1. Uau! Que ideia fantástica! Confesso que detesto abacate, mas assim é provável que passe despercebido. Estou entusiasmada com a tua receita, obrigado pela partilha!
    bj
    sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada :)
      Eu não noto o sabor do abacate nesta receita, por causa da alfarroba e da banana.
      Beijos

      Eliminar
  2. Opa que máximo, nunca me tinha lembrado disto, adorei a adaptação, mas confesso que eu gosto do bolinho de bolacha a saber a "manteiguinha"! Mas tou pronta para experimentar este! :P

    Olha e bolo de bolacha com manteiga de amendoim?? ihihih (ok, eu calo-me com a manteiga de amendoim....)

    beijinhooo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, o Bruno também gosta do sabor margarina :P mas olha que a manteiga de amendoim não é má ideia ;) em substituição da banana...

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Experimentei este fim de semana, e adorei. A versão original, com manteiga é das minhas sobremesas preferidas. Esta não se aproxima no sabor, mas fica uma excelente sobremesa. Aprovada também pelo pouco guloso lá de casa :)

    Não acrescentei a banana (esqueci-me), mas quando repetir irei acrescentar porque deve atenuar o sabor do abacate.

    Obrigada por todas as excelentes receitas e dicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou :)
      Com a banana fica mesmo com o gosto a banana. Eu para a próxima vou experimentar sem a banana e talvez usar cacau em vez da alfarroba, para ver como sai :)

      De nada, obrigada por acompanhar.
      Beijos*

      Eliminar