sexta-feira, 19 de junho de 2015

Batidos | O pequeno-almoço cá de casa...

Em 2 anos de veganismo muiiiita coisa mudou na minha vida, para melhor claro :)
Cada vez tenho hábitos alimentares mais saudáveis, pois este estilo de vida requer também alguma aprendizagem sobre nutrição.
Quando deixei de comer animais e derivados devo confessar que o meu peso manteve-se exatamente igual, sempre pensei que fosse perder uns quilinhos, mas com o tempo fui percebendo que secalhar havia ainda alimentos que não eram tão saudáveis e que me estavam a impedir de perder esses tais quilinhos a mais. Sei agora que um dos maus feitores é o PÃO, que nós tanto adoramos cá em casa e comíamos ao pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar... é verdade somos (éramos) devoradores de pão.
Há uns tempos resolvi também reduzir o açúcar nos doces e bolos, para metade, e no café, chá, sumos anteriormente já não adicionava. Reduzi também o consumo de glúten, começando por cortar no pão, já não compro todos os dias como antes, agora só ao fim-de-semana (hoje é sexta e já estou a ressacar :P) e quando faço massa normalmente opto pela sem glúten.
Outro hábito que introduzi recentemente é comer mais comida crua, por isso os pequenos almoços deixaram de ser o pãozinho com leite e café e passaram a ser batidos de fruta (e legumes por vezes), saciam a manhã toda, enquanto que com o pão passado 1h já tinha fome novamente. Os lanches são frutinha e uma vez por outra também o almoço. Agora no verão há muita variedade e sabe tão bem comida fria, no Inverno vai ser mais difícil mas depois veremos.

Neste post tenho alguns exemplos dos batidos que faço para o pequeno-almoço, tento sempre variar de dia para dia. Normalmente bebo entre 500/600ml.

Ah e perdi 5k desde que reduzi drasticamente o pão :)



  • 1 - Morango, melancia, tâmaras, sementes de cânhamo e água q.b
  • 2 - Banana, alperces, sumo de laranja, canela, sementes de linhaça e água q.b
  • 3 - Banana, pêssego, gengibre em pó, sementes de linhaça e água q.b
  • 4 - Melão, pepino, maçã, sementes de linhaça e água q.b
  • 5 - Banana, laranja, espinafres, sementes de cânhamo e água q.b
  • 6 - Banana, morangos, pêra, sumo de laranja, canela, sementes de linhaça e água q.b

Nota:
- Quando a fruta não está muito doce adiciono tâmaras.
- Quando tenho uso também pepitas de cacau cru.
- Usem a imaginação e coloquem o que vos apetecer, normalmente combina sempre :)

7 comentários :

  1. Também tenho feito o pequeno-almoço assim. =) Ainda não experimentei com melancia nem com o gengibre. Hoje experimentei com bagas de goji (além da linhaça). Tenho usado bastantes vezes abacate. E fruta que já esteja a ficar madura. Dizer não ao desperdício. =)

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    1. Eu uso melancia quando a compro e ela não é muito doce. Porque melancia gosto mesmo é de a comer as dentadas, adoro :)
      Abacate usei uma vez mas ficou muito espesso, tenho de tentar novamente, eles normalmente já têm destino quando vêm para esta casa: GUACAMOLE :P

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  2. Também tenho cortado no pão, sinto que estou muito menos inchada nos dias em que não como (parece um anúncio da Activia mas é verdade :P). E agora encho-me de fruta, ainda hoje de manhã lá foi mais um geladinho de banana oh yeaaah ;) Mas ainda não notei nada no peso....se calhar é melhor levantar o rabo do sofá e ir fazer umas corridas a ver se isto vai lá! eheh

    Vou experimentar esse de melão, ainda fico um bocado relutante de pôr legumes nos batidos mas o pepino parece-me bem para começar! :)

    ****

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    1. Mas tu não precisas perder peso mulher, ainda desapareces :)
      Os espinafres e pepino ficam bem disfarçados com as outras frutas, experimenta que não te vais arrepender ;)

      (esta semana que passou tive de férias e comi pão todos os dias :X agora tenho de compensar nos próximos dias)

      Beijos*

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