domingo, 4 de dezembro de 2016

Presentes de Natal | Sugestões

Este ano, à semelhança do ano passado, irei "fabricar" os presentes de Natal cá em casa: Doce de Abóbora, Biscoitos e "Nutella". No ano anterior fiz também bombons :)
Juntei franquinhos durante o ano para os doces, e para os biscoitos comprei saquinhos de celofane, depois uso fitas para celar os sacos e decorar os franquinhos, coloco etiquetas e já está. Para além dos presentes sairem mais em conta, ofereço algo feito por mim com amor e dedicação. Eu cá não me importava de receber presentes destes ;)

Vou colocar aqui algumas sugestões de receitas para presentes caseiros:

DOCES

Abóbora: 
Fiz esta receita na bimby, mas com 900gr de abóbora menina e 300 de açúcar amarelo. Se não tiverem bimby:
Coloquem a abóbora aos cubinhos pequenos, o açúcar e o pau de canela num tacho tapado e levem a lume branco, mexa de vez enquanto. Quando a abóbora tiver libertado alguma água destape e deixe cozinhar bem, vá mexendo regularmente até estar apurado. Retire o pau de canela e se preferir mais triturado use a varinha mágica. No fim acrescentei umas nozes partidas.
Coloque o doce ainda quente em frasquinhos esterilizados (esterilizo em água a ferver) e tape bem, coloque os frascos ao contrário até arrefecer por completo, para criar vácuo.

Frutos Vermelhos:
- 750gr de frutos vermelhos congelados (usei os do Lidl)
- 300gr de açúcar amarelo (ou mais se preferir)
- sumo de meio limão
Coloque tudo num tacho e leve a lume médio, quando os frutos tiverem já descongelados coloque em lume brando e deixe cozinhar lentamente, durante cerca de 40 minutos ou até estar no ponto.
Coloque o doce ainda quente em frasquinhos esterilizados (esterilizo em água a ferver) e tape bem, coloque os frascos ao contrário até arrefecer por completo, para criar vácuo.

"NUTELLA" CASEIRA

Fiz a olho e ia provando para ver se precisava de mais geleia ou chocolate. Usei cerca de 400gr de avelãs com pele.
Toste as avelãs 10 minutos do forno, depois triture num processador potente. Acrescente geleia de agave a gosto, cacau cru em pó (cerca de 5 colheres de sopa) e uma pitada de sal, triture novamente até as avelãs começarem a libertar o óleo, vá fazendo pausas e descole o que fica nos lados com a ajuda de um "salazar", depois acrescente água aos pouquinhos até ter a consistência desejada. Sem a água ficava muito pastosa e não dava para barrar no pão.



BISCOITOS

Chocolate: http://greenfoodveg.blogspot.pt/2014/03/biscoitos-de-chocolate-e-mente-blog-not.html
Aveia e Manteiga de Amendoim: http://greenfoodveg.blogspot.pt/2014/02/biscoitos-de-aveia-e-manteiga-de.html
Canela, Erva-doce e Azeite: http://greenfoodveg.blogspot.pt/2014/12/biscoitos-de-canela-erva-doce-e-azeite.html


BOMBONS

Coco: http://greenfoodveg.blogspot.pt/2014/06/bombons-de-coco.html
Manteiga de amendoim: faça como os de coco mas recheie com manteiga de amendoim, uma que não seja muito líquida e se tiver pedacinhos ainda fica melhor :)
Avelã: faça como os de coco mas recheie com a "nutella" caseira.


Para quem não tem paciência para cozinhar e prefere comprar os presentes também tenho algumas sugestões de livros de receitas e livros para crianças:

LIVROS DE RECEITAS



LIVROS PARA CRIANÇAS

Sem comentários :

Enviar um comentário